Com início de manutenção, Parque do Cambuci deixa evidente má gestão de verba pública

Sem vigia, pista de cooper terá que ser refeita, lixeiras quebradas e falta de iluminação, serão gastos extras aos cofres públicos. Prefeitura responsabiliza os vândalos.

Obras na cidade é a preferência de qualquer político, para angariar votos do seu eleitorado, pois é uma realização visível e palpável por qualquer cidadão. Porém, também pode ser um tiro no pé, quando se trata de irregularidades diversas como: Superfaturamento, desvio de verbas públicas, favorecimentos e desconformidade daquilo que está no processo de obra com aquilo que foi executado.

No caso do Parque do Cambuci, em Fevereiro mostramos mais um terreno baldio do que um Parque, local de utilidade pública. Mato, lixo, entulho se destacavam entre outros problemas, mostrando o esquecimento da Prefeitura com o lugar.

Semana passada retornamos ao local e conferimos que, após a reportagem veículada no Tribuna da Serra, o mato foi capinado.

O que até ajudou a evidenciar ainda mais os problemas da obra e lançar dúvidas sobre a suspeita de desperdício de dinheiro público. O caso, mostrado por um dos ex-frequentadores do Parque, está na própria infra-estrutura do local que, precária, nada se parece com o cenário do dia de sua inauguração, dia 9 de fevereiro do ano passado.

Foto atual do córrego, feita pelo Tribuna da Serra

Lixeiras tombadas ou prestes a tombar, bastando um leve empurrão é o primeiro de vários problemas. Ausência de drenagem, é outro problema que evidencia a falha de projeto e que reflete-se na pista de cooper, uma das atrações do local que, agora para se caminhar ou correr tem que adivinhar por onde vai a pista, que já perdeu o desenho, além de ter que deixar o bom tênis de corrida em casa e utilizar, talvez, uma bota “sete-léguas” para enfrentar a lama e atoleiros.

Situação abandonada do Parque, com mato, sem pista e lixeiras caídas

Mais ainda, para frequentar o Parque, tem que se acostumar com o visual nada ecológico, que são os amontoados e quantidades colossais de lixo em sua extensão.

Hoje, o Parque do Cambuci, que foi construído em Convênio com a empresa privada, acaba por evidenciar o mal uso verba, publica e privada.

Sem função social, pois não atrai frequentadores, e sem função ambiental, pela sujeira e ainda pela discutível legalidade da forma como foi aterrado, em toda sua extensão, onde muitos apontam que mais de 800 caminhões de entulhos foram utilizados.

Procuramos a Secretária de Obras, através de seu Secretário, Luis Gabriel Maranhão, para falar sobre a estrutura do parque, lixeiras tombadas, falta de drenagem, iluminação, lixos, esgotos evidentes e a ausência de mudas de Cambuci em todo o Parque, como havia sido previsto, quando foi inaugurado, e obtivemos a seguinte resposta da Prefeitura:

Pista de Cooper deteriorada:
Após a inauguração do Parque do Cambuci, verificamos a entrada de veículos causando danos a pista de cooper existente, mesmo sendo feita uma divulgação de tal proibição. Informamos que foi iniciada a manutenção visando sanar os danos causados e a colocação de estacas coibindo o trânsito local.

Falta de Drenagem no parque:
Na execução das obras do Parque do Cambuci foram feitos inúmeros drenos para que se minimizassem os trechos alagadiços.

Lixeiras caindo:
Estamos executando a manutenção que consiste em recolocar as lixeiras vandalizadas.

Iluminação pública ausente:
Uma das grandes conquistas que obtivemos junto ao Parque foi a iluminação pública implantada, porém um trecho já está em manutenção devido ao vandalismo.

Falta de higiene e acúmulo de lixo:
Estamos em campanha junto à população do entorno para que as lixeiras sejam utilizadas somente para depósito de lixo dos freqüentadores, não utilizando-as para lixo domiciliar.

Contaminação do leito do córrego por esgoto:
Foi executada rede de esgoto nos dois lados do Parque do Cambuci e feito monitoramento com testes de corantes e, com isso, foi constatado que o córrego hoje se encontra limpo (segue em anexo fotos do antes e depois para demonstrar tal fato)

A Prefeitura enviou a foto do Parque antes e depois, porém a imagem não condiz com a verdade atual, pois o córrego e o parque, mostrado pelo Tribuna da Serra está em estado de abandono e deteriorado

Ausência das mudas de cambuci:
Já existem mudas plantadas no local, porém levaremos tal sugestão para a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente para o plantio de mais mudas.

Em relação a “forma de construção” do parque, todo o serviço de terraplanagem foi feito com material já existente no local. Vindo de fora, somente foi utilizada terra para nivelamento do terreno.

One Response to Com início de manutenção, Parque do Cambuci deixa evidente má gestão de verba pública

  1. ELAINE disse:

    meu nome é ELAINE QUERO AG DE AGRADECER A ATENÇAO DADA AO CASO DO BOTA FORA SOU A MORADORA DO PARQUE AMERICA ONDE ESTA LOCALIZADA A CHACARA QUE LEVOU A MULTA DE I MILHAO ATE AGORA NADA FOI FEITO EM RELAÇAO A MULTA E NEM O MURO QUEBRADO… MEU PAI PRECISA DE UM LAUDO MAIS A PREFEITURA NEM ATENDE MEU PAI CONTO COM VCS OBRIGADA PENINHA PELA SUA REPORTAGEM PELO MENOS VC OLHA PARA O POVO DEUS TE ABENÇOE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: