Faculdade abre vagas para tratamento gratuito de câncer

Medicina ABC inicia estudos nas áreas de câncer de pâncreas, mama, pulmão, estômago, próstata e linfoma

 

A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), inicia na próxima semana (27 de junho) inscrições para tratamentos em 6 tipos de cânceres: pâncreas (sem tratamento anterior, ou seja, 1ª linha), mama metastático (1ª, 2ª e 3ª linhas), pulmão (1ª e 2ª linhas), estômago (1ª linha), próstata (1ª e 2ª linhas) e linfoma (1ª linha). Os trabalhos estão sob responsabilidade do Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da FMABC (CEPHO) e o atendimento é 100% gratuito, incluindo consultas, exames laboratoriais e de imagem, medicações e internações, quando necessárias. Podem se inscrever pacientes com mais de 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico confirmado das doenças.

As vagas são limitadas em todos os estudos. A triagem inicial será feita por telefone. Quando o paciente se enquadrar no perfil da pesquisa, será agendada consulta inicial para inclusão ou não no protocolo. O atendimento é feito no próprio Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia, no campus da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André – SP). Interessados devem ligar no telefone (11) 4436-2094 ou entrar em contato pelo e-mail: felipe@cepho.org.br.

Além de usar medicações convencionais, disponíveis na maioria dos centros de excelência, os pacientes inscritos no CEPHO têm acesso a novas drogas que podem aumentar as possibilidades de controle da doença e até mesmo curá-la. “Os estudos são totalmente seguros e os pacientes são monitorados constantemente. Apesar de gratuito, o acompanhamento é mais intenso do que em serviços particulares de ponta, tendo em vista o caráter criterioso exigido nas pesquisas”, explica o oncologista e pesquisador do CEPHO-FMABC, Dr. Felipe Melo Cruz, que acrescenta: “A Oncologia é uma das áreas que reúnem maior quantidade de pesquisas em desenvolvimento. Os tratamentos são cada vez mais específicos, com terapias direcionadas às células tumorais, diretamente no alvo da doença”.

Segurança: Antes de iniciar qualquer pesquisa, o CEPHO-FMABC submete o protocolo ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina do ABC. Quando aceito, toda a documentação é encaminhada para análise e aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em Brasília. “Somente após parecer positivo da CONEP começamos a triagem dos pacientes que poderão participar da pesquisa. Esse procedimento é extremamente relevante, pois garante que os estudos são conduzidos com seriedade”, explica o pesquisador do CEPHO-FMABC, Dr. Daniel Gomes Cubero.

O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da FMABC funciona desde 2000 e tem cerca de 120 estudos já finalizados. Ao todo já foram tratadas mais de 1.000 pessoas no local. Atualmente são aproximadamente 100 pacientes em acompanhamento, inscritos em 30 pesquisas nas áreas de câncer de mama, pulmão, cólon, próstata, esôfago e estômago, além de leucemias crônicas e linfomas, entre outras. Pelo menos 90% dos protocolos são multicêntricos, ou seja, realizados simultaneamente em centros de pesquisa de diversas partes do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: