Rua sem iluminação há 6 meses não tem dono

A Rua Pátio da Estação, na Estação de Rio Grande da Serra, é insegura durante a noite.

O antigo dono, a Rede Ferroviária Federal, foi extinta. A rua agora é parte de inventário

Há muito tempo, moradores da Rua Páteo da Estação, paralela à Estação de Rio Grande da Serra, passam pela aflição de ter a rua completamente escura durante a noite.

O fato é que existe postes de luz em toda sua extensão, porém toda noite é a mesma coisa, ficam apagados.

O problema é sério pois o caminho é rota quase obrigatória para milhares de pessoas que seguem da Estação à pé para bairros como Vila Conde, Recanto, Tsuzuki entre outros. A rua precisa ser percorrida em toda sua extensão, cerca de 200 metros, para se chegar à passagem que leva em direção dos bairros.

A reportagem foi ver de perto a escuridão, e realmente qualquer pessoa corre risco, desde tropeçar e cair, já que a rua é esburacada até ser assaltado, pois um bandido não precisa tanta destreza para se esconder, com tamanha escuridão.

Dentre as dezenas de pessoas que passavam pelo local, conversamos com Yone e Emanuele que vinham do bairro Vila Conde e informaram que a única luz que tem, são as das casas, que deixam acesas para ajudar um pouco a visibilidade, para passar: ” E quem chega no último trem, não tem alternativa, precisa passar por aqui, nessa escuridão”. No caso de Emanuele, conta que já foi atacada por trás: “Estava passando, indo para casa de uma amiga e sem que esperasse, tamparam minha boca. Não sei de onde reuni forças para me soltar, mas empurrei o cara e saí correndo de volta para o centro.”, conclui.

Conversamos com Dona Eliana Cepereira, reside há 28 anos no mesmo local e conta que antes sempre teve luz e de dois anos para cá começaram as falhas elétricas, onde aos poucos as lâmpadas foram queimando e há 6 meses convive com a escuridão total da rua: “É muito ruim. Quando chove, você não enxerga as poças de água, constantemente ficam pessoas paradas e você não sabe quem é quem.”, explica Eliana, que apesar de nenhuma das casas nunca terem sido assaltadas, acredita que a rua é um convite para delinquentes pois já ocorreram assaltos e ouviu molestarem mulheres que estavam passando. “Aqui, a Eletropaulo não entra, pois dizem que apenas a MRS logística pode entrar para arrumar com eletricistas deles.

A Tribuna da Serra procurou a MRS Logística, concessionária responsável pelo transporte de cargas pelas linhas férreas que ligam o Porto de Santos à diversas cidades, e fomos informados pela assessoria da empresa que não compete à MRS a responsabilidade de manutenção da rede. De acordo com a empresa, o limite de sua área empresarial está definido pelo muro que margeia a rua.

Também procurada, a AES Eletropaulo informou que a rua Pateo da Estação não faz parte do mapa de atuação para manutenção de redes, e que portanto provavelmente cabe à Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos – CPTM – que procurada esclareceu que a área está sob a gestão da SPU – Superintendência de Patrimônio da União. Portanto, os reparos de iluminação pública não são de responsabilidade da Companhia.

A SPU informa em seu portal, do Governo federal, que desde a extinção da Rede Ferroviária Federal, em 2007, seus bens e imóveis foram transferidos para União, incluindo as áreas ocupadas por população de baixa renda, grande parte deles situados em áreas urbanas e através da Política de Destinação, buscar a regularização destas áreas que podem ser inseridas no Plano de Aceleração do Crescimento – PAC – do Governo Federal.

A rua por fazer parte da inventariança da extinta RFFSA, dificulta ações de manutenção, mas quem quiser reclamar ou solicitar a manutenção da iluminação da rua em questão, terá que se dirigir ao atendimento ao público, em São Paulo, na Avenida Prestes Maia, 733 – 3º andar – Luz – de Segunda a Sexta, das 9:00h as 13:00h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: