Nova estação de trem de Rio Grande poderá sair.

Depois de muitos rumores, promessas, boatos e dúvidas, parece que finalmente a nova estação de trem de Rio Grande da Serra poderá sair do papel.

A atual estação, tombada como patrimônio histórico em junho de 2010 pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, foi inaugurada em fevereiro de 1867, vindo a ter um novo prédio, o atual, em 1890 – de acordo com o site estações ferroviárias – e sua gestão passou para as mãos da CPTM a partir de 1994.

Desde então é a principal porta de entrada da cidade, trazendo moradores de sua jornada de trabalho e também milhares de turistas que, de passagem à Paranapiacaba, descem em Rio Grande da Serra para continuar sua viagem à Vila Inglesa através de ônibus.

A Tribuna da Serra entrou em contato com a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – para buscar mais informações deste tão aguardado início de obras da nova estação.

De acordo com a Companhia, o Edital para contratação do projeto básico e executivo da estação já se encontra em fase de preparação e já prevê sua publicação até o final do ano, e já adianta que a nova estação terá todos os itens de acessibilidade, programados para todas as estações até 2014.

Local onde deverá ser a nova estação, que antes era o campo de futebol do Ferrovia

Também informou que não se trata de uma obra da Prefeitura de Rio Grande da Serra, mas sim uma obra do Governo Estadual, cujo os gastos provém do mesmo.

Perguntamos como será visto a linha utilizada para transporte de cargas, causadora de constantes atrasos nos trens de passageiros: “O transporte de carga compartilha a linha 10-Turquesa com o transporte de passageiro. A CPTM estuda junto a outros órgãos, a possibilidade de segregar os serviços de forma a evitar o compartilhamento das vias utilizadas para o transporte de passageiros.” respondeu a assessoria de imprensa da companhia.

Se tudo correr bem, Rio Grande poderá ter realmente uma nova estação de trem, quem sabe integrada com um pequeno terminal rodoviário.

2 Responses to Nova estação de trem de Rio Grande poderá sair.

  1. Jackson disse:

    ótima informação, porém, para progresso da cidade em relação ao incentivo de criação de comércio para novos e pequenos investidores, é interessante ter mais detalhes como dimensão do quanto avança sobre o campo, onde exatamente será a entrada e saída, pois assim facilita para pessoas como eu que quer investir em pontos em frente a estação. segue meu e-mail caso tenham mais informações que possa me ajudar. jackson.alves@saint-gobain.com

  2. Soares disse:

    Ocorreu no dia 26/11/2012 uma audiência pública aberta ao público em Rio Grande da Serra ,as 15:00 horas e estava vazia,estando apenas presente o vereador eleito Benedito,eu ,o Almeida e um senhor de uma empresa,ou seja não havia representação popular,e eles falaram para eles mesmo,pois nem representante da prefeitura compareceu ao salão na rua do progresso,e a suposta audiencia terminou exatamente as 15:28 h,com apenas quatro assinaturas na lista de presença .Entende-se que a mesma não foi divulgada na cidade ,e mesmo questionada ,os representantes alegaram que cumpriram as formalidades conforme a lei de licitação pública. e que a mesma era para as empresas que quisessem participar e é claro cumprir os ritos com a “comunidade”,ou seja para inglês ver.Rio Grande da Serra continua refém de politicas de “negócios ” e a bel prazer de políticos sem compromisso coma cidade´.Voces viram alguma faixa convocando para a audiência? Os munícipes sem tradição de participar e discutir os rumos da cidade,ficam como ovelhas “balindo” e remoendo o antipasto,e pagam as contas e continuam retroalimentando “parasitas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: