Desrespeito e promessas não cumpridas deixam Paranapiacaba abandonada

Aidan Ravin faz política para penalizar os moradores excluíndo-os, diz vereador

Há tempos, a Vila de Paranapiacaba vem sido esquecida pelo Poder Público de Santo André, quando se trata dos interesses turísticos do local.

A Vila, que ainda recebe visitação aos finais de semana, perdeu uma fatia importante de turistas, os motociclistas de motoclubes que utilizavam a passarela sobre a linha férrea para chegar até a parte baixa de Paranapiacaba, onde há a maioria dos bares e restaurantes, além dos diversos monumentos históricos de grande interesse turístico.

Para um morador da Vila, dificilmente os “motocluber´s” retornariam devido ao estado precário de conservação desta passarela, único acesso para quem tem motocicleta específica para asfalto: “Recentemente houve um encontro de moto clubes, mas há alguns anos não ocorrem mais aqui. O encontro desta vez foi em Guarulhos”, conta.

Com isso, os comerciantes amarguram perdas, pois o perfil consumidor destes turistas era importantes para os bares e restaurantes.

Apesar de sua beleza e importância histórica, quem chega ao local, decepciona-se ao ver, caindo aos pedaços a passarela e o estado lastimável de um dos primeiros campos de futebol brasileiro, onde Charles Miller, o homem que apresentou este esporte ao Brasil, jogou.

Nem a criação de um time de futebol com o nome de Charles Miller, em lançamento com pompas e cobertura da mídia, onde o jogo inaugural foi neste campo de futebol, contra o Corinthians seniores, representou importância para a Prefeitura de Santo André manter este patrimônio protegido.

Pode-se dizer que o gramado não contém buracos, mas sim “crateras”, além do mato e pedras que impossibilitam qualquer tipo de “brincadeira” com bola no local. O estado deteriorado dos alambrados e da pequena arquibancada, acabam por deixar claro que a preservação deste patrimônio nacional não é prioridade do governo municipal.

UM ANO E MEIO DEPOIS DA DENÚNCIA, NADA FOI FEITO.

Tudo leva a crer que as providencias não serão tomadas tão cedo, pois há mais de um ano e meio, estivemos com nossa equipe na Vila, para mostrar os problemas da passarela, e a má conservação dos patrimônios históricos. Mas desta vez tivemos que incluir o histórico campo de futebol do Clube União Lira Serrano.

Foi em 2 de junho de 2010, que mostramos a reportagem com o título: Empreendedores reclamam do abandono de Paranapiaca, onde comerciantes e moradores disseram que a situação de abandono tem espantado turistas e comércio e serviços já vinham passando sérias dificuldades financeiras.

Na época, haviam extinto a função de receptivo para atender o turista, o abandono dos prédios públicos, de monumentos e o estado precário da passarela.

Outra denúncia, da reportagem era em relação a prestação de contas, que não ocorria há anos e verbas, provenientes de impostos, aluguéis e recursos externos não foram demonstradas onde foram gastos.

VOLUNTÁRIOS MANTINHAM O CAMPO CONSERVADO, MAS SHOWS DA PREFEITURA DESTRUÍRAM O GRAMADO

De acordo com Anderson, a comunidade ligada à união Lira Serrano, vinha mantendo a manutenção do campo de futebol, importante patrimônio histórico brasileiro, com 108 anos, de forma voluntária, mas a partir de Julho de 2010, um mês depois que nossa reportagem esteve mostrando os problemas de abandono dos patrimônios por parte da Prefeitura de Santo André, foi quando começaram os problemas do mais antigo campo de futebol do Brasil.

“A Prefeitura usou o campo para mandar os Shows do Festival de Inverno, e nos disseram que entregariam o local em perfeitas condições depois do evento, mas não foi o que ocorreu. Não conservaram nada. Está tudo abandonado.” reclama Anderson que também explica que na última terça feira, tinham reunião marcada com o prefeito Aidan Ravin, mas foi cancelado, lamentando que a pauta era para falar sobre o abandono da única praça de esportes de Paranapiacaba, o campo de futebol, e ressalta: “A obrigação de manter o local em ordem é da prefeitura, mas nós fazíamos a conservação voluntariamente, acontece que da maneira que se encontra o local agora, só uma obra para consertar o que estragou.”

DINHEIRO PARA CONSERVAÇÃO DA VILA SUMIU? NINGUÉM FALA ONDE ESTÁ.

De acordo com informações, existe um Fundo, onde os valores seriam destinados para conservação dos patrimônios históricos e demais construções de uso público de Paranapiacaba, porém a não prestação de contas, que foi mostrada na reportagem de junho de 2010, continua sem solução: “Os vereadores convocaram o prefeito e secretário para prestarem esclarecimentos na Câmara, porém nenhum compareceu.”, e revela, “Tivemos uma audiência pública, há cerca de um ano, no centro de Santo André, e o secretário, o Duda, esteve presente e foi dito nesta audiência que foi recebido pela prefeitura verbas da França, Inglaterra e Canadá, em forma de doação para serem aplicados em Paranapiacaba.”, e perguntado onde foi aplicado dinheiro recebido, Antônio afirmou: “Não foi aplicado nada aqui na Vila. Onde está o dinheiro, eles precisam explicar.”

VEREADOR BUSCARÁ SOLUÇÃO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO.

De acordo com o vereador Tiago Nogueira – PT, os problemas da Vila estão travados, devido ao abandono geral: “O governo faz uma ação predatória em Paranapiacaba, não atrai investimentos e faz política para penalizar os moradores da Vila, que são excluídos das discussões e decisões. O Aidan só faz aquilo que ele possa levar vantagem. Estão despejando os artesões de lá.”, e continua, “A Vila pode ser estrategicamente importante para o período de Copa do Mundo e tem que entrar no calendário do evento. Temos que atrair investimento de empresas e clubes ingleses.”

Ainda Tiago Nogueira assumiu o compromisso de, no primeiro requerimento do ano, na Câmara, exigir as prestações de contas e ainda entrar no Ministério Público.

O vereador também montará a Frente Parlamentar em defesa de Paranapiacaba.

One Response to Desrespeito e promessas não cumpridas deixam Paranapiacaba abandonada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: