Reportagem da TV mostra que Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires são as piores cidades em atendimento à Saúde no ABC.

Em uma reportagem realizada pela TVT, onde faz um Raio X da Saúde no ABC, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires ficaram com os dois últimos lugares, classificado como as piores do ABC.

Na matéria é destacado a Saúde Pública de Ribeirão Pires, onde falam que não é por acaso que tenha ficado em último lugar e em uma visita ao Hospital São Lucas afirmam que a insatisfação das pessoas alí presentes é quase unânimes.

Entre as reclamações de atendimento foram citados a falta de médicos, de enfermeiros, e ainda o tratamento classificado como péssimo: “Eles tratam a gente aqui como bicho. Nem um cachorro que passa na rua é tão maltratado como fazem aqui.”, revoltou-se uma das entrevistadas.

Hospital São Lucas, em Ribeirão Pires, é campeão de reclamações

De acordo com a reportagem, a Secretaria de Saúde e Higiene pretende desativar o hospital assim que o novo complexo hospitalar estiver pronto, porém as obras que iniciaram em 2008 não foram concluídas ainda.

Outra reclamação dos pacientes se referem às UBSs, onde apontam as dificuldades para se conseguir consultas. O Secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Alan Frasat, não falou sobre o assunto, alegando estar com a agenda lotada para receber a equipe da TVT.

EM RIO GRANDE DA SERRA

Para a reportagem o atendimento na Saúde de Rio Grande da Serra é classificado como “Inacreditavelmente Ineficiente”.

A ex-agente de Saúde, Selma de Lima, revelou ao jornalista situações inadmissíveis. Selma conta que pessoas com doenças graves têm que enfrentar lista de espera e que as vezes não dá tempo da pessoa realizar os exames, vindo a falecer: “As vezes leva três anos para a pessoa esperar uma guia (de encaminhamento)”, e continua,”tem caso que me entregavam a guia médica, então eu ia à casa do paciente, chegando lá chamei pelo nome, e a pessoa informou que fazia mais de um ano que havia morrido. E a guia havia chegado agora.”

Selma de Lima contou histórias que deixou o jornalista abismado.

Confirmando a informação da ex-agente de saúde, uma das pacientes, a costureira Maria Ezilda Souza Nascimento classifica o atendimento de uma das UBSs, a do bairro Santa Tereza, como muito fraco: “Se você deixar uma guia aí, quando forem chamar é após seis meses ou um ano, isso quando não dão fim nas guias”.

Ainda a reportagem conta que, de acordo com os pacientes, a marcação de consultas é feita em apenas um dia do mês, e no restante dos dias o atendimento é feito na base do encaixe: “Já foi fácil marcar consultas, mas agora é só de 30 em 30 dias.”, conta uma das pacientes.

“É o caso de minha amiga que tinha que fazer mamografia, demorou e agora não tem jeito, o caroço cresceu e ela tem que ir para longe fazer quimioterapia.”, conta a auxiliar de limpeza Josenice de Moura Aragão.

Também em Rio Grande da Serra a Prefeitura não atendeu a reportagem, preferindo o silêncio ao invés de ouvir as reclamações da população.

Assista aqui a reportagem completa da TVT extraída do site: http://www.tvt.org.br:

http://tvt.vflow.tv/static/white/swf/newplayer.swf?idContent=9044&playAuto=false&base_url=http://tvt.vflow.tv/

One Response to Reportagem da TV mostra que Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires são as piores cidades em atendimento à Saúde no ABC.

  1. ELAINE disse:

    BOA NOITE
    NAO GOSTO DESTE JORNAL,NAO PERTENÇO A NENHUM PARTIDO,MAS PORQUE VCS NAO FALAM TBM DAS VARIAS OBRAS QUE FORAM REALIZADAS EM NOSSA CIDADE?
    QUE TEM MUITAS COISAS AINDA POR FAZER NOS SABEMOS,MAS A CIDADE CRESCEU MUITO E PARA MELHOR.PORQUE VCS NAO MOSTRAM ISSO?

    Peninha: Busque a diferença entre jornalismo e publicidade, e você saberá. Para mostrar Obras, assim como o Governo do Estado contrata o espaço publicitário de uma TV, o de um jornal também é disponível. No jornalismo, que tem como uma das funções contribuir socialmente para a mudança e resolução dos problemas existentes na sociedade, mostra à todos justamente isso: PROBLEMAS PARA QUE A SOCIEDADE TENHA CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO. SE RESOLVEM, HÁ ENTÃO MAIS UM PONTO DE MELHORA SOCIAL. Essa é a linha editorial do Tribuna da Serra que, mesmo a leitora não gostando, parece que acompanha as notícias. Isso demonstra que a leitora tem preocupação com os problemas sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: