Possível negligência acaba revelando irregularidade na Casa Abrigo e despreparo da Prefeitura de RGS

que não possui Assistência Social para crianças e adolescentes dependentes químicos

foto: divulgação

No último Domingo, dia 27/5, a jovem A.C.S. de 16 anos, dependente química, estava sob a guarda da Casa Abrigo de Rio Grande da Serra, de onde fugiu e foi encontrada, pelos parentes, andando tranquilamente pelas ruas da cidade.

De acordo com a mãe, Ana Rosa Cabral de Souza, 44 anos, cuidadora de idosos, sua filha é usuária de drogas desde os 11 anos e constantemente fugia de casa, devido ao vício. Há cerca de um mês, sua filha foi encontrada em Mauá, próximo ao Shopping de Mauá, onde dormia na rua e se prostituía para manter o vício: “Foi preciso tirar ela de lá, pois já estava ameaçada pelos bandidos de lá, foi quando trouxeram ela para a delegacia de polícia e, através do Conselho Tutelar, foi encaminhada para a Casa Abrigo.”, conta.

“A Casa Abrigo foi avisada que ela é dependente de drogas e que o tratamento teria que ser diferenciado. Bobearam e ela fugiu. Eles eram responsável pela guarda dela, como posso ficar tranquila se foi fácil ela fugir?”, questiona a mãe, que ainda abriu um Boletim de Ocorrência e pretende mover ação contra os responsáveis: “Encontramos ela por pura sorte. Ela disse que a trataram mal e por isso fugiu. Se não fosse a sorte, ela estaria na rua até hoje.”

Em Boletim de Ocorrência, feito no dia da fuga da menor pela Coordenadora da Casa Abrigo, Sra. Marlena Shezzi, consta que tentaram, sem especificar quem tentou, fazer a menor desistir da ideia de fugir, dando a entender sabiam antecipadamente da intenção de fuga.

A ADOLESCENTE TEM HISTÓRICO DE FUGA

Buscamos informações junto ao Conselho Tutelar e, segundo Iolanda, presidente do Conselho, a menor A.C.S. possui histórico conhecido de dependência de drogas e que em Agosto de 2011 a adolescente estava internada em um abrigo, ligado à Igreja Católica, chamado Missão Belém, de onde fugiu também após alguns meses, e acrescentou que a menor tem mais fugas de lugares semelhantes.

IRREGULARIDADE E DESPREPARO DO MUNICÍPIO PARA CUIDAR DE ADOLESCENTES

Outro fato esclarecido pelo Conselho Tutelar é que a adolescente foi enviada para a Casa Abrigo após ordem judicial, solicitando abrigamento em abrigo municipal, mas acontece que o local pode receber menores até 12 anos, e A.C.S. de 17 anos permaneceu de modo irregular, por conta da idade e porque o local tem preparo para receber adolescentes dependentes de droga: “Neste caso, você acaba protegendo um, no caso a adolescente, mas desprotege outros (no caso as crianças menores de 12 anos)”, explica Iolanda, indicando que falta um local semelhante para adolescentes nessas condições especiais: “Não temos alternativas.”, define.

Outra Conselheira, Keila, informou também que a necessidade de abrigamento da menor se deu provavelmente pela impossibilidade dela retornar para sua casa, visto que a mesma estava jurada de morte por traficantes de Rio Grande da Serra e Mauá e alerta: “Adolescente quando vai pra lá (Casa Abrigo), só não foge se não quiser, pois ali tem todas as condições para fuga.»

PREFEITURA NÃO OLHA PELOS ADOLESCENTES E CRIANÇAS DEPENDENTES

A falta de política municipal voltada à assistência social para os dependentes químicos, muitos adolescentes e crianças, fica claro pela notória percepção da população, em relação ao alto consumo de drogas, por parte de crianças e adolescentes no município e, em casos como o da A.C.S, que, sem local adequado no município para se abrigar, foi colocada juntamente com crianças saudáveis, colocando-as em risco.

A reportagem procurou a Prefeitura de Rio Grande da Serra, para saber sobre algum planejamento municipal para crianças e adolescentes com problemas de dependência de drogas bem como se há números estatísticos sobre jovens com este problema. Mais uma vez, a Prefeitura se calou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: