Rio Grande da Serra quer que o Meio Ambiente se exploda, e vai…

se não houver política e planejamento que contrariem os interesses de poucos 

Há anos a Tribuna da Serra vem mantendo compromisso com as questões sócio-ambientais, denunciando abusos e crimes contra o meio ambiente.

Em meio a realização do Rio+20, importante encontro mundial para se definir compromissos pelos próximos 20 anos, visando tornar o mundo melhor habitável e sustentável, quanto aos seus recursos naturais, Rio Grande da Serra parece sequer fazer parte deste planeta, tamanho o descompromisso existente da Administração Municipal e a população com o meio ambiente.

A cidade, nova em sua emancipação, ocorrida há 47 anos, elegeu seus prefeitos que, ao que parece pelas diversas áreas irregularmente ocupadas e saneamento básico precário, jamais olharam e sequer cogitaram o tema Preservação em seus projetos de governo.

O atual governo, Tucanista, PSDB, eleito e reeleito e com objetivo de fazer a sucessão, acaba por carimbar o passaporte de incompetência e descaso doloso, quando pouco se “lixa” para o caminho que segue a cidade que deveria ser a referência regional em preservação ambiental e sustentabilidade.

O que se vê são crimes ambientais demais em uma cidade de menos, pobre, sem arrecadação e, ao que parece, sem responsabilidade.

Informações dão conta de envolvimentos de Secretários em esquema de descargas irregulares de lixo, entulho e terra, transformando Rio Grande da Serra num verdadeiro “penico” do ABC, à propina de 50, 100 e 150 reais por caminhão.

Também sobre empreiteiros, que deitam e rolam, cortando morros, derrubando árvores nativas e aterrando nascentes e rios. Se prevalecem da “amizade” com prefeito e secretários de longa data, fortalecida em Casas de Mulheres “Religiosas” regadas a bons “drinks” de “água benta”.

Para a população o que sobra? Sobra a cultura de devastação e destruição implantada através do exemplo governamental de que tudo pode se “eles” também fazem.

E assim Rio Grande da Serra, de berço das águas está mais para “berço dos esgotos” e cenário de crimes ambientais.

A criação de uma Secretaria de Meio Ambiente, teria vindo em boa hora se o motivo de sua existência fosse o “verde e o meio ambiente”, porém mais informações dão conta que nada passou de um “toma-lá, dá-cá” político, entre o atual prefeito Kiko e o ex-vereador Anderson Guijarro, por conta de problemas de improbidade administrativas que poderiam ter impugnado o atual mandatário de sentar na cadeira executiva do Paço Municipal, ou seja, um prêmio à lealdade do ex-vereador.

A atuação da Secretaria de Verde e Meio Ambiente, pífia, acaba por reforçar as versões informadas, somado à declaração da Promotora da época, Sandra Reimberg, que deixou claro na imprensa que Anderson Guijarro não tinha qualificação para ocupar a pasta de Meio Ambiente.

Com tudo isso, vemos ainda a carta, enviada pelo Consórcio Intermunicipal do ABC à representantes da Rio+20, com propostas de sustentabilidade e defesa ao Meio Ambiente.

Carta esta que só pode ter um conteúdo de “Anedota”, se a mesma foi assinada pelo atual presidente do Consócio, o atual Prefeito da cidade que mais negligencia o Meio Ambiente, Rio Grande da Serra.

Sem planejamento ou política ambiental e de sustentabilidade alguma, a Prefeitura inaugura escola com funcionamento conceituado em sustentabilidade.

É como se colocasse no meio do jardim um vaso com uma bela margarida, e se gabasse por isso, se esquecendo que o jardim está morrendo.

E pensar que o governador escolheu Rio Grande da Serra para assinar a Lei Específica da Billings. Mérito? Não, apenas politicalha partidária.

Hoje, a cidade precisa de uma Secretaria de Meio Ambiente funcional, rígida, que tenha planejamento de recuperação e proteção ambiental, que trabalhe para que a cidade busque o status de “Selo Verde” e implante uma nova cultura de preservação para as próximas gerações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: