ENTREVISTA | CANDIDATO À PREFEITO GABRIEL MARANHÃO – PSDB – RIO GRANDE DA SERRA

Para ajudar a população de Rio Grande da Serra conhecer quem são seus candidatos à prefeito e, assim, poder avaliar a capacidade de cada um em governar seu município, disponibilizamos uma entrevista com cada candidato, onde o eleitor decidirá entre Nilson do Mercado, Claudinho da Geladeira, Gabriel Maranhão e Luiz Internet, quem tem qualificação para sentar na cadeira principal do Paço municipal de Rio Grande da Serra:

Foi Secretário de Obras de Rio Grande da Serra, recém afastado para disputar as eleições pelo PSDB, Luis Gabriel Fernandes da Silveira é o Gabriel Maranhão, a escolha do Prefeito Kiko para sucedê-lo e assim tentar manter vivo seu governo, que já dura quase 8 anos.

Apesar de nascido em São Paulo, Gabriel considera Rio Grande como sua primeira cidade: “É a cidade que escolhi para viver e tenho um carinho muito especial por Rio Grande da Serra, por todo trabalho que fiz de 2005 para cá mas conheço e frequento Rio Grande da Serra desde 1992, pela amizade que tenho com o Prefeito Kiko e também a satisfação que é para mim viver numa cidade em que melhoramos a qualidade de vida dela na infra-estrutura, na Saúde, na Educação e demais setores.”

DESAFIO PARA O PRÓXIMO PREFEITO

O grande desafio para o próximo governo, segundo Gabriel Maranhão será a Saúde: “A gente vê hoje que melhorou muito. Que o Prefeito Kiko conseguiu estruturar a Saúde, pois em 2005 a cidade tinha só uma ambulância quebrada e hoje temos 25 carros para transporte na Saúde. Também não tínhamos um raio-x e hoje temos dois, nossas UBS antes pareciam IML, lembro que logo no início, quando entramos no governo, vimos uma criança fazendo inalação num banco de granito, recebendo o ar quente no rosto e as costas no banco frio e a partir de 2005 o Kiko conseguiu estruturar a Saúde. Antes, em 2004 faltava até Dipirona, que era barato, mas hoje temos mais de 600 itens de medicamentos em nossa farmácia. A gente vê que ainda o maior desafio é a Saúde, temos a meta de humanizar e fazer com que esteja mais próximo do paciente e o próximo Prefeito encontrará a Saúde já estruturada para enfrentar esse desafio.”

Para o candidato, deve ser mantido todo o projeto da atual administração: “Sem dúvida alguma tivemos ganhos na Saúde , Educação e Infra-estrutura e fico feliz porque Rio Grande da Serra, que possui o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do ABC, hoje possui a menor fila nas creches, menor até que São Caetano do Sul, que possui o maior IDH do país. Então nossa palavra de ordem é Continuação. Vamos continuar todo esse trabalho que vem sendo feito desde 2005.”

HABITAÇÃO

Com relação à moradia, Gabriel Maranhão ressalta que já foi dado um grande salto: “Hoje em Rio Grande da Serra já tem um plano piloto que é o Cidade Legal e sem dúvida faz parte do meu plano de governo fazer a regularização fundiária em toda a cidade. Tivemos outro grande salto, que foi a Lei Específica da Billings, que está aprovada e hoje estamos fazendo a adequação do nosso Plano Diretor, vamos criar ainda este ano uma Lei, que estaremos fazendo desdobro de até 250 metros quadrado. Já foi iniciado, este ano, os trabalhos através do Cidade Legal e temos interesse que este projeto seja passado para outros bairros regularizando todo Rio Grande da Serra. A partir do momento que a gente tivar essa regularização e puder dar o direito de escritura para cada proprietário, teremos ainda uma valorização do bem da população.”

MEIO AMBIENTE

Na questão do Meio Ambiente, Gabriel vê a reciclagem e o cuidado com resíduos sólidos um dos caminhos: “Hoje, entulho e lixo é dinheiro. É um fator que podemos utilizar para baratear custos de manutenção das ruas que ainda não são pavimentadas, e faz parte do nosso plano montar uma usina para reciclagem dos resíduos sólidos, gerando material nobre que poderá ser utilizado nas ruas. Exemplo da norma que abrange a parte de calçadas que a gente pode utilizar os materiais reciclados da construção civil, gerando ganho até por não sobrecarregar os aterros sanitários com materiais reutilizáveis. E quando se fala de regularização fundiária, também se refere ao meio ambiente, pois estaremos dando meios para a população ocupar as áreas de forma correta nos lugares já condensados. E o maior ganho ambiental, o início se deu este ano, quando o Prefeito Kiko assinou com a Sabesp, já que o maior problema ambiental é a falta de rede de esgoto que é a maior meta este ano em bairros como São João, Vila Lopes, Recanto Alpino, Parque América. Sem dúvida, será o maior ganho ambiental na cidade.”

TURISMO

Olhando para o Turismo, a desativação da lagoa de tratamento da Sabesp, o Pinicão, Gabriel diz que existe a possibilidade desta área ser incorporada à Rio Grande da Serra: “Isso nos dará um parque de cerca de 100 mil metros quadrados e seria uma obra que teríamos o interesse em alavancar o turismo em nossa cidade, numa área central, que é a avenida Jean Lieutaud. Temos ainda a Pedreira, com grande potencial, mas é importante lembrar que estamos num processo que se iniciou em 2005, com toda a reforma urbanística na cidade. Foi preciso deixar a cidade bonita pois ninguém vai fazer turismo em cidade sem estrutura, com ruas esburacadas e temos exemplos de bairros que estão completamente calçados como a vila São joão, Recanto Alpino, Vila Marcos, Santo Antônio, Novo Horizonte e este ano ainda concluiremos a Santa Tereza, Oasis Paulista e Parque América, que está um grande canteiro de obras. Portanto hoje, com toda esta estrutura e a rede de esgoto, vejo que nossa represa tem um grande potencial, para que a gente possa trazer o turismo que hoje para no Riacho Grande, para cá, no começo da represa, que em beleza é melhor e tem mais potencial que o Riacho Grande. Por isso vamos continuar com investimento em infra-estrutura, pois até 2018 teremos 80% do esgoto de Rio Grande da Serra coletado e tratado.”

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Quanto à questão de Assistência Social, para Gabriel Maranhão, a geração de emprego é de grande importância: “É um trabalho que já iniciamos, quando trouxemos a empresa Massa Leve, de gênero alimentício, que emprega 600 pessoas, que não precisam sair de Rio Grande da Serra para poder trabalhar. Temos também a Transportadora Anamar, que já começaram a solicitar currículos através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), pois o maior projeto social é a geração de emprego, fazendo com que a população ganhe seu dinheiro dignamente.

SAÚDE

Voltando à Saúde, que é uma das prioridades para o candidato do PSDB, um grande problema hoje é a demanda: “Em 2005, quando assumimos, fazíamos cerca de 200 atendimentos por dia, e hoje beira os 600 por dia. E uma grande parcela dos atendimentos hoje, a gente percebe que são pessoas que possuem plano de saúde, que nos procuram pela proximidade e muitas vezes pela agilidade no atendimento, pois no plano de saúde as vezes as pessoas precisam se deslocar para São Paulo. Ou seja, se a Saúde está ruim, é por que é ruim, mas se melhora, muitos deixam de pagar o plano de saúde e passam a nos procurar. E se houve uma procura maior, é sinal que a nossa Saúde municipal vem tendo melhoras. Porém, volto a repetir que o nosso projeto na Saúde é humanização, melhorando o atendimento, porque em termos de infra-estrutura, estamos felizes.”

EDUCAÇÃO

Na área da Educação, Gabriel ressalta a qualidade das escolas hoje: “Como pai, fico feliz em saber que nossas crianças que estão na creche e na escolinha têm atendimento superior em relação às crianças que estão em escolas particulares. Inauguramos agora na Santa Tereza e outra no Parque América esse novo modelo de creche-escola e desejamos levar para todo Rio Grande da Serra. Para se ter idéia, hoje o pai pode compartilhar a educação do seu filho, através de monitoramento. Os pais recebem uma senha que, de casa, podem acessar a internet e acompanhar ao vivo o tratamento que seus filhos estão recebendo. toda área da creche é com piso de borracha, para que os bebês possam engatinhar com isolamento térmico no piso e caso caiam não venham se machucar. Também nossas crianças estão tendo educação ambiental natural, ao saberem que toda a água do vaso sanitário não é da Sabesp, mas sim água de chuva, captada no telhado e tratada. Rio Grande da Serra terá a primeira Escola Técnica de Rio Grande da Serra, ETEC, onde funciona hoje o CSU, com cursos de Edificações e Informática para negócios. Nossos jovens não precisarão sair de nossa cidade para se preparar para o mercado de trabalho, pois 70% dos alunos que se formam numa ETEC já sai empregado da escola. E isso demonstra seriedade da Administração que iniciou o projeto sabendo que será concluído pelo próximo prefeito.”

DROGAS

Para a prevenção às drogas, a criação da Secretaria de Esportes, Laser e Turismo faz parte dos planos do candidato: “Tenho interesse realmente de trazer projetos ligados ao esporte para ocuparmos nossas crianças com atividades sadias, porque nada melhor que o esporte, pois a criança pode não se tornar um atleta, mas se tornará um cidadão, a Educação também será fundamental.”

ESPORTE

Falando em Secretaria de Esporte, Gabriel Maranhão explica como será visto o tema para Rio Grande: “Rio Grande da Serra é uma cidade abençoada por Deus, pois tem uma geografia e uma natureza que disponibilizam mecanismos para desenvolvermos vários esportes como canoagem, na represa, o ciclismo, onde já existem várias provas que passam pela cidade, o futebol, enfim todas as modalidades, pois nosso interesse é ampliar todos os projetos de esportes em Rio Grande.”

Demonstrando agradecimento ao seu grupo, Gabriel Maranhão falou da satisfação de ter sido escolhido para dar continuidade no projeto, caso seja eleito, pois de 2005 até hoje o volume de realizações só vem aumentando: “É um grupo de pessoas do bem!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: