OPINIÃO: Da pior Câmara da história de Rio Grande da Serra para a incerteza dos novos vereadores


por Márcio Prado - Peninha

Com 70% das cadeiras da Câmara de Vereadores renovadas, Rio Grande da Serra poderá deixar para trás um dos piores mandatos legislativos da história da cidade.

Nunca se viu nada igual quando se fala em subserviência e “inanição” legislativa, o que foi protagonizado pelos nove vereadores do local que leva a alcunha de “Casa do Povo”.

Se viu de tudo junto aos microfones: Sessões de bajulação ou sessão de “beija mão” dos vereadores da base governista; Discursos vazios de ambos os lados; Oposição perdida, sem força. sem “Brio” e até sonoros e desrespeitosos “Cale a Boca, quem você pensa que é?” proferidos pelo vereador Perillo, presidente da Câmara aos cidadãos que se manifestavam, concordando ou discordando de algum discurso.

A atuação dos vereadores fora da Casa de Leis foi ainda mais passível de reprovações.

O assistencialismo no setor da Saúde foi campeão. Veículos particulares dos legisladores se transformou em carro para transporte de doentes. Usava-se o cargo, a autoridade constituída, para “furar filas” em favor de suas “ovelhas”, em detrimento do restante, sofredores, que à meses e até anos aguardavam a oportunidade de serem atendidos.

Preferiam gastar as preciosas horas de atribuição fiscalizadora, legislativas para servirem de motoristas e assessores de suas “ovelhas”. Um cargo de motorista bem pago, por sinal. Salário de executivo.

Não se esforçaram em fiscalizar e, talvez, reprovar as contas da Saúde, onde é de conhecimento popular, menos deles, é claro, que são aprovadas em reuniões de Conselho, meramente figurativa, tamanho a limitação técnica de seus membros, e assim deixaram de forçar uma gestão mais competente, não pressionaram o município à oferecer a “assistência” justa à população.

Usaram o pano opaco de “Thémis” para não enxergar as inúmeras reprovações de contas da prefeitura junto ao Tribunal de Contas do Estado.

Na escuridão total, “domados” e, talvez, e$$timulados, aprovaram as contas.

Existiu vereador que disse, um dia desses, numa rua de um bairro periférico de Rio Grande da Serra: “Não fiscalizo as contas da prefeitura porque tenho amor à minha vida”.

Mas, e o amor aos cidadãos que depositaram em cada voto, na urna, sua confiança junto?

Esse vereador não se reelegeu.

Tem vereador que anda na rua, certamente, com o “tapa visões” de um cavalo, pois dezenas de irregularidades e crimes ambientais do trajeto de sua casa à Câmara Municipal ficam no esquecimento (seletivo), menos os dias e horas de consultas de suas “ovelhas”.

OXIGÊNIO NA CÂMARA

Mas, a população respondeu nas urnas.

Defenestrou 66% destes usuários do dinheiro público, mas será que compreenderam que tipo de vereadores precisam?

A tal “Casa do Povo” (?) aumentou o número de vagas, que antes era 9 cadeiras/gabinetes, agora são 13 cadeiras/gabinetes, sendo 9 novos vereadores e 4 “daqueles” ficaram.

A partir de 2013 vamos ver o que realmente será esta, já combalida e desmoralizada, Câmara de Vereadores uma verdadeira “Casa de Leis”, e até quando o “sangue novo” suportará o vírus do “mal agente público”, e se, ainda,  suportará a possessão, quase demoníaca, que vampiriza a vontade de fiscalizar, o desejo do embate, e a vontade de lutar por quem os colocou lá: o POVO.

Lembrando que “daqueles que ficaram” são: Messias – PV, Guerra – PV, João Mineiro – PTB, Cleson – PT e Waldemar Perillo – PSDB foram re-eleitos, portanto pertencem ao atual mandato. Os demais, assumem pela primeira vez.

VEJA QUEM SÃO OS VEREADORES ELEITOS EM RIO GRANDE DA SERRA:

1° lugar
CLAURÍCIO GONÇALVES BENTO
“CLAURICIO BENTO”
DEM

2° lugar
“AGNALDO” TRAZIBULO MIRANDA DE ALMEIDA
PSDB

3° lugar
BENEDITO RODRIGUES DE ARAUJO
“DITO”
PT

4° lugar
JOÃO BATISTA DIAS
“JOÃO MINEIRO”
PTB

5° lugar
MANOEL “MESSIAS” LIMA
PV

6° lugar
EDVALDO FRANCISCO “GUERRA”
PV

7° lugar
EBIO VIANA DE OLIVEIRA
“BIBINHO”
PSC

8° lugar
JOÃO BATISTA ANASTACIO
“JOÃO DA PSIL”
PT

9° lugar
“CLESON” ALVES DE SOUSA
PT

10° lugar
WALDEMAR ASNAR “PERILLO”
PSDB

11° lugar
ANGELA DE SOUZA NUNES
“ANGELA TUPPERWARE”
PSDB

12° lugar
“ISRAEL MENDONÇA” DA CUNHA
PDT

13 lugar
“SILVIO” MENESES
PMDB

4 Responses to OPINIÃO: Da pior Câmara da história de Rio Grande da Serra para a incerteza dos novos vereadores

  1. SEM COMENTARIOS PORQUE EU VI MUITOS AI NEM CAMPANHA FIZERAM E FORAM ELEITOS COMO PODE PODE A POPULAÇAO VIU QUE NO MEIO DE 164 CANDIDATOS ESSES SAO OS MAIS PREPARADOS SERA ? O TEMPO VAI DIZER

  2. gerson disse:

    na verdade a incerteza paira nos ares de Rio Grande da Serra, e as duvidas em meu coração, mas um grande estadista disse ” dada povo tem os governantes que merece” ate quando este pais em sua totalidade vai se manter calado assistindo os demando do poder publico ficando a merce de pessoas que ao inves de estar do lado dos que os elejeu, os usam como massa de manobra, agora povo brasileiro so nos podemos mudar esta situação parem de falar que não gosta de politica se vivemos a partir do momento que nascemos dela ou no minimo fazemos parte dela, temos que mudar deixando de ser individuos e passarmos ser grupos fortes com esta uniam deixem de ser apenas protagonista desta historia e passem a ser personagem.

  3. LUCAS ALVARENGA disse:

    POIS PARA MIM, O PIOR DELES FICOU…NÃO É MESMO Sr PRESIDENTE DA CÂMARA. ESTOU ENVERGONHADO. SÓ NÃO É PIOR DO QUE O GELADEIRA QUE GRAÇAS A DEUS FOI CONGELADO NO CONGELADOR E NÃO HAVERÁ MAÇARIQUEIRO QUE O DESCONGELARÁ. NÃO ACOMPANHEI O TRABALHO…OU MELHOR A ATUAÇÃO DOS ATUAIS VEREADORES, MAS, SE SUPERA EM TERMOS RUINDADE, OUTRAS REMESSAS QUE PUDE PRESENCIAR ANTES, É PORQUE A COISA ESTÁ MUITO FEIA, MONSTRUOSAMENTE FEIA. MAS, NÃO CUSTA NADA LEMBRAR QUE ELES ESTÃO LÁ, PORQUE O POVO OS COLOCARAM LÁ. INDEPENDENTEMENTE SE ILUDIRAM ALGUÉM COM PROMESSAS POLITIQUEIRAS OU SE PAGARAM PESSOAS PARA VOTAR NELES. O FATO É QUE FORAM ELEITOS PARA LEGISLAR PARA O POVO E É ISSO QUE DEVERIAM FAZER. ME LEMBRO COM MUITO PESAR, QUE EU ESTAVA EM SEÇÃO DA CÂMARA A ALGUNS ANOS ATRÁS E UM MUNÍCIPE FOI CONTESTAR UMA DISCUSSÃO ENTRE OS SENHORES VEREADORES E, UM DOS VEREADORES, ARROGANTEMENTE COM TOM ESNOBE FOI A TRIBUNA E MANDOU ESTE MUNÍCIPE CALAR A BOCA E FOI MAIS ALEM QUANDO RISPIDAMENTE SE DIRIGIU A ESTE CIDADÃO DISSE A ELE QUE SE ELE QUISESSE DAR SUA OPINIÃO, QUE ELE SE CANDIDATASSE AO CARGO DE VEREADOR E GANHASSE A ELEIÇÃO PARA PODER TER O DIREITO DE OPINAR LÁ NA TRIBUNA. FIQUEI ENVERGONHADO PELO CIDADÃO E, PARA NÃO DIZER QUE NÃO PUS MAIS MEUS PÉS LÁ, FUI LÁ UMA OUTRA ÚNICA VEZ PARA RECEBER UMA HOMENAGEM DO EXCELENTÍSSIMO Sr. VEREADOR CLESON, PELO MEU TRABALHO VOLUNTÁRIO PRESTADO A CIDADE, COMO PROFESSOR DE TEATRO, NA CONDIÇÃO DE EDUCADOR SOCIAL DESDE O ANO DE 1999. PELO GRADE SER HUMANO QUE É, E TAMBÉM PELA ATUAÇÃO COM CORRERIAS QUE FAZ PARA RESOLVER PROBLEMAS DE CIDADÃOS, E É ELE PARA MIM O GRANDE REPRESENTANTE DA CÂMARA MUNICIPAL. QUANTO AO VEREADOR QUE MANDOU O CIDADÃO CALAR A BOCA…ELE SE ELEGEU…GUERRA É GUERRA, NÃO SEI COMO, MAS É.

  4. jonatas carvalho da silva disse:

    Parabéns aos novos…já os antigos
    que vergonha;Mesias não vez nada,recebe de graça, não fiscaliza por medo,projetos não sabe fazer… Guerra só aparece nas eleições depois…Acorda povo …Somos a cidade mais pobre do ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: